O poder natural dos Sucos Detox

sucos-detox-tsh

Você está sentindo cansaço, perda de memória, corpo inchado? Talvez seu organismo esteja precisando passar por uma limpeza. Por conta de uma alimentação desequilibrada e até coisas que não podemos controlar, como a poluição, nosso corpo acaba absorvendo substâncias ruins e precisamos ajudá-lo a se livrar delas.

Uma opção que está na moda são os sucos detox. Feitos com ingredientes naturais, eles prometem aliviar o organismo do que está fazendo mal e melhorar a saúde e a disposição. Além disso, são fáceis de fazer, com alimentos que encontramos em qualquer mercado ou feira. Quer aprender mais? Continue lendo!

O que é detox?

O nosso corpo capta toxinas de vários lugares. Podem ser agrotóxicos em alimentos, poluição no ar, substâncias de medicamentos, entre outros. E, para se livrar desses vilões, ele usa o processo de destoxificação, de onde veio o termo “detox”. O principal órgão desse procedimento é o nosso fígado.

E o detox é muito importante para melhorar a saúde. Por meio dele, conseguimos nos livrar desses visitantes indesejados, afinal o acúmulo dessas substâncias pode trazer vários problemas. Por exemplo:

  • Dificuldade de concentração
  • Sono e cansaço
  • Problemas de digestão
  • Aumento de peso
  • Inchaço
  • Mudanças de humor

Porém, se deixarmos o organismo fazer o trabalho todo sozinho, ele pode ficar sobrecarregado. O fígado, principalmente, pode sofrer muito com isso. Assim, a limpeza desse órgão muito importante ajuda a aumentar sua capacidade de funcionamento e diminuir a quantidade de toxinas. De quebra, também pode ajudar a perde uns quilinhos ou diminuir o inchaço do corpo. É para ajudar nessa tarefa que entram os sucos detox.

O que os sucos detox fazem?

Os sucos detox são grandes aliados para limpar o fígado. Afinal, os líquidos são a melhor forma de fazer uma faxina no nosso corpo. Com eles, nós aumentamos a absorção de nutrientes presentes no sangue e a filtragem de tudo que está sendo transportado por lá também. Além disso, cresce a produção de urina, que é o meio por onde as toxinas são eliminadas.

Unindo a água a alimentos com outros benefícios, os sucos detox são uma verdadeira arma para uma vida mais saudável. E, além de ajudar a combaterem todos os problemas trazidos pelo acúmulo de toxinas, eles também aumentam a sensação de saciedade e podem substituir bebidas com muito açúcar. Ou seja, emagrecer não é o foco principal deles, mas é um benefício que vem junto!

mulher-fazendo-sucos-detox-tsh

Como consumir sucos detox?

Você pode (e deve) tomar suco detox todo dia. A quantidade recomendada está entre 200 e 250 ml diários. Você pode usá-lo como substituto de um lanche, por exemplo, ou até mesmo consumi-lo junto com a comida. O que não vale é trocar refeições importantes, como o almoço e o jantar, por um copo de suco, ok?

E, se possível, sempre beba o suco logo depois de fazê-lo. Guardar na geladeira não é a melhor opção, pois ele vai perdendo os nutrientes ao longo do tempo. Porém, se essa for a única maneira de você inclui-lo na alimentação, não desanime. Mesmo que ele perca um pouco, ainda vai conseguir trazer benefícios e melhorar sua saúde!

Tente incluir o suco detox no café da manhã, quando ainda estiver em jejum. Isso porque o corpo vai ser capaz de absorver melhor as vitaminas. E, lembre-se, depois de preparar no liquidificador, nada de coar antes de beber! Se fizer isso, você vai perder as fibras dos alimentos, então, coloque tudo no copo.

Por último, siga a regra de ouro: sem exageros. Não adianta consumir os sucos detox descontroladamente achando que, assim, vai perder peso e diminuir o inchaço mais rápido. Como eles têm muitas fibras, podem causar náuseas e fermentação. Além disso, você pode deixar o corpo fraco e debilitado.

 

suco-verde-detox-tsh

Opções de sucos detox

Na hora de fazer as combinações para um suco detox, é importante conhecer as vantagens de cada alimento e procurar receitas indicadas por nutricionistas. Algumas opções trazem uma lista de vantagens para a saúde e merecem ser incluídas na sua pesquisa. Trouxemos alguns exemplos bem interessantes para você usar:

LIMÃO

Diurético e termogênico, o limão é uma ótima escolha para compor um suco detox. Ajuda a diminuir a fome e o acúmulo de gordura. Ele também tem uma grande quantidade de vitamina C, além de vitaminas do complexo B e vitamina PP.

BETERRABA

Importantíssima nesse processo! As toxinas que você quer retirar do corpo com os sucos detox precisam realmente sair dele. Porém, muitas vezes, elas acabam voltando para o organismo. A beterraba ajuda a garantir que as toxinas sejam eliminadas, o que é fundamental para o sucesso do processo.

GENGIBRE

Ajuda a reduzir a gordura no fígado, ajuda a melhorar a ação desse mesmo órgão e é adstringente.  O gengibre é usado para cuidar da saúde desde a época das civilizações chinesas antigas e, seja no suco, em alimentos ou até mascado, ele é muito benéfico para o corpo!

COUVE

É uma aliada para a limpeza dos rins, que também precisam ser limpos no processo detox. Além disso, a couve tem muitos antioxidantes e até efeito anti-inflamatório. Para completar, é rica em nutrientes, minerais e vitaminas.

MAÇÃ

Suas fibras solúveis ajudam a desintoxicar o sistema digestivo, o que é ótimo para quem sofre com prisão de ventre. Além disso, ela tem antioxidantes, alivia a dor da gastrite e ajuda a controlar a diabetes.

Transforme sua alimentação

Por melhores que os sucos detox sejam, eles não podem cuidar da sua saúde sozinhos. Por isso, ao inclui-los na alimentação, você precisa também tomar outros cuidados para que todos os benefícios que eles trazem não sejam perdidos por conta de hábitos errados, como, por exemplo, o consumo de álcool. Por ser muito tóxico para o fígado, ele acaba desfazendo o trabalho dos sucos.

A cafeína também não ajuda no processo. Ela desidrata o corpo e faz o fígado ter de trabalhar mais. E o açúcar em excesso também traz complicações para o órgão, impedindo que ele faça sua limpeza. Por fim, evite comer demais, pois essa é uma maneira certeira de trazer mais excesso de toxinas para o corpo, principalmente se você não escolher alimentos frescos e nutritivos.

101-receitas-low-carb

Vamos começar?

Agora que você tem todas essas dicas, que tal começar a beber sucos detox e aproveitar todos os benefícios que eles trazem? Cuidar da saúde é importante, e um organismo cheio de toxinas não consegue funcionar na sua melhor forma. Combinando alimentos simples, mas saudáveis, você consegue reverter o problema.

Temos certeza de que, em pouco tempo, o consumo de sucos detox vai trazer um novo ânimo para você e um fôlego a mais para seu fígado funcionar como deve. E, quanto mais você tomar suco detox, mais vai querer continuar!

Já está animado para começar a fazer e tomar os sucos detox? Não perca tempo, sua saúde vai agradecer! Tem alguma receita poderosa? Compartilhe nos comentários! Mostre este texto para os seus amigos e comecem a cuidar da saúde juntos!

101-receitas-low-carb

 

Esses posts também são transformadores...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *