A Verdade por trás de 15 Alimentos que Escondem Açúcar

Percebemos que por muitas vezes várias pessoas seguem a risca uma Dieta recomendada por Endocrinologistas e Nutricionistas e ainda assim o efeito sanfona não vai embora. Emagrecem por um tempo mas logo em seguida engordam tudo de novo.

Se privam de comer vários alimentos que gostavam, mas não há nada que faça emagrecer de forma eficaz.

Em alguns casos essas dietas são recheadas de alimentos Diet e Light industrializados, porém vários deles contém AÇÚCAR ESCONDIDO.

Mas não são somente os alimentos light e diet que tem açúcar escondido.  Por exemplo: Pão integral, Bolachas de Água e Sal, Barrinhas de Cereal, Granola, Iogurte sem Gordura, Molhos de Tomate , são saudáveis, certo?

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ERRADO!

Para auxiliar quem deseja emagrecer de forma eficaz com o  conhecimento correto, organizamos nesse artigo vários alimentos que para a maioria são saudáveis mas que possuem uma quantidade de açúcar escondido absurda.

Antes de continuarmos é importante ter em mente o seguinte: 
Carboidrato = Açúcar

Os carboidratos quando absorvidos no nosso corpo, se tornam açúcar. Muitos não sabem disso e abusam das massas e pães. Ficamos com aquela ideia mas o pão é salgado não tem açúcar. ERRADO!

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Mais uma coisa a ser considerada antes de continuarmos, 1 colher de sopa de açúcar contém 14g e 1 colher de chá contém 4g. Nas medidas apresentadas abaixo, estaremos considerando a colher de chá.

Prepare-se para saber a quantidade de açúcar escondida em vários alimentos.

12 Colheres de Açúcar no Café da Manhã

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Parece absurdo, mas se você consumir no seu café da manhã um copo de suco de laranja industrializado light, 3/4 de xícara de granola e um iogurte zero é exatamente essa a quantidade de colheres de açúcar que você estará consumindo.

Veja mais algumas itens que podem compor seu café da manhã e a quantidade de açúcar que eles têm:

bolachas_maizena10 unidades de biscoito de maizena = 2,5 colheres de açúcar

beneficios-do-suco-de-laranja-para-a-saude-61 laranja = 1 colher de açúcar. As frutas contém frutose, mas contém vitaminas e antioxidantes que reduzem os efeitos negativos deste açúcar.

Porém se consumir em suco algumas frutas, essa concentração de frutose fica muito alta e a maioria dos antioxidantes são perdidos nesse processo.

Se você precisa perder peso e tem alteração na sensibilidade à insulina o seu limite diário de frutose é de apenas 15 gramas.

1 Laranja média tem 6 gramas de frutose, ou seja, se você utilizar 3 laranjas para fazer um suco concentrado, acaba de ultrapassar seu limite diário recomendado de frutose.

cacho-uva1 cacho de uva pequeno = 1,5 colheres de açúcar

toddynho-light1 toddynho na sua versão light tem 4 colheres de açúcar

 

Durante a caminhada ou corrida um isotônico, afinal de acordo com o senso comum é melhor que água, certo?

Depois do Café você resolve fazer uma caminhada, afinal praticar exercícios físicos é um ato saudável, porém você deixa se levar pelo senso comum e resolve durante a caminhada beber uma garrafa de isotônico e com isso lá se vão mais 5 colheres de açúcar sendo ingeridas. Se você não for correr uma maratona, talvez seja melhor não consumir esse tipo de bebida no seu dia a dia.

refrigerante-acucar

coca-cola-acucarSe você consumir 1 latinha de refrigerante por dia, está aumentando em 22% suas chances de ser Diabético.

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E se você pensava que trocar a latinha de refrigerante pela latinha de suco “natural” era uma boa pedida, saiba que em cada latinha você estará consumindo 9 colheres de açúcar.

Você pode estar pensando, gosto de refrigerante, mas só consumo Diet, esses são ideais para quem quer Emagrecer, certo? ERRADO!

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A maioria dos refrigerantes diet contém em média 80 mg de aspartame – que é um substituto do açúcar.

Um estudo da American College of Cardiology que durou uma década com 60 mil mulheres confirmou que beber refrigerante diet adoçados com aspartame está relacionado com um aumento de 30% no risco de ataque cardíaco, e um aumento de 50% no risco de morte.

Refrigerante Diet pode ser um perigo para os rins. Em um estudo da Harvard Medical School, realizado com mais de 3 mil mulheres, os pesquisadores descobriram que o consumo excessivo de refrigerante diet pode dobrar o risco de problemas renais. A função renal começa a declinar quando as mulheres ingerem mais de dois copos de refrigerante por dia. Vale ressaltar que o problema está associado aos adoçantes aspartame.

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Pense bem antes de comprar seu próximo H20, veja os ingredientes do sabor Limoneto por exemplo:

Ingredientes: Água gaseificada, suco concentrado de limão, Vitaminas: Niacina (B3), Ácido pantotênico (B5) e Piridoxina (B6), Aromatizantes, Reguladores de Acidez: Ácido Málico e citrato de Sódio, Acidulante Ácido cítrico, conservadores: Benzoato de sódio e sorbato de potássio, edulcorantes: Aspartame (31,5 mg/100ml) e assulfame de potássio (8,1 mg/100ml) e sequestrante edta calcio dissodito.

Ou seja, 63mg de Aspartame (o mesmo utilizado em refrigerantes diet e que aumentam em 30% o risco de ataque cardíaco e 50% o risco de morte).

Bateu aquela fome? Que tal uma barrinha de cereal?

NÃO! Essa é uma campeã de açúcar disfarçado, veja um exemplo na versão LIGHT.

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Xarope de glicose, não seria açúcar? Mas não para por aí tem também maltodextrina, mel, açúcar  em sua forma natural, açúcar invertido e açúcar mascavo.

Não é porque é “light” que é saudável para você. Fique atento!

Mais um exemplo: essa é light e também feita com cereais integrais (outro equívoco, não é porque é INTEGRAL que está livre de AÇÚCAR)

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Ingredientes: Aveia em flocos, flocos de trigo, xarope de glicose, flocos de arroz, banana, açúcar invertido, oleína de palma, gordura vegetal, açúcar, farinha de arroz, mel, sal, estabilizante polidextrose, umectantes sorbitol e glicerol, aromatizantes, acidulante ácido cítrico, antioxidantes lecitina de soja e tocoferol e corante natural caroteno. CONTÉM GLÚTEN. Contém traços de amêndoa, avelã, amendoim, castanha-de-caju e leite.

Veja a informação nutricional, temos em uma barrinha 4 colheres de açúcar

informacao-nutricional-barra-cereal

Existem muitos perigos escondidos no seu almoço ou jantar.

Sabe aquele molho de tomate para refogados e uma massa? Eles possuem açúcar.

molho-predilectaA cada 3 colheres do molho 1 é de açúcar.

Ingredientes: Tomate, Polpa de Tomate, Sal, Amido, Açúcar, Óleo Vegetal, Cebola, Salsa em Flocos e Alho em Pó.

Você sabia que nos rótulos dos alimentos os ingredientes são escritos na ordem da quantidade que a embalagem possui?

Ou seja, no caso acima o molho é refogado de cebola e alho, mas possui mais quantidade de açúcar do que a Cebola e o Alho.

molhofuginiNessa outra marca a cada 3 colheres do molho, 2 são de açúcar.

Ingredientes: tomate, cebola, açúcar cristal, sal refinado, amido modificado, óleo refinado de soja, salsa, alho, realçador de sabor glutamato monossódico e conservador benzoato de sódio. 

Perigo também nas saladas?

molho-salada

Você seleciona as melhores folhas, legumes e verduras para sua salada. Mas para dar aquele gostinho compra um molho para temperar. Pois saiba que neles também tem açúcar e em grande quantidade.

molho-mostarda

Ingredientes: água, óleo de soja refinado, mostarda, vinagre, açúcar, sal, cúrcuma, cebola, alho, amido modificado, orégano, manjericão, pimenta-do-reino branca, estabilizante goma xantana, acidulante ácido lático, conservador sorbato de potássio, antioxidantes BHA e BHT e sequestrante EDTA cálcio dissódico.

 

 

 

molho-salada-hellmans

Ingredientes: Agua, óleo vegetal, vinagre, sal, açúcar, amido modificado, alho, cebola, salsa, pimenta-do-reino branca, aromatizantes, estabilizantes celulose microcristalina, goma xantana, polisorbato 60 e alginato de propilenoglicol, realçador de sabor glutamato monossódico, acidulante ácido láctico, conservador ácido sórbico e sequestrante EDTA cálcio dissódico.

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Quer saber mais alimentos que você pode ou não consumir? Clique no banner abaixo e descubra.

 

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4 Responses

  1. Ceica disse:

    Adorei essa informação

    • admin disse:

      Ceica, que bom que gostou do artigo. O grande problema é o senso comum de que alimentos integrais, light, diet não contém açúcar.

      O objetivo do artigo é trazer conhecimento, para que possamos tomar decisões mais conscientes na nossa alimentação.

      Não precisamos ser radicais e parar de consumir esses e outros alimentos, mas tendo a consciência da sua composição, saberemos exatamente o que estamos ingerindo.

  2. ninna costa disse:

    Adorei as informações, porém fiquei 😭 afinal o que posso comer no dia a dia como um ser humano normal mas q não pode comer açucar, se tudo tem açúcar? Se possível me mande uma lista de alimentos realmente saudáveis e sem AÇÚCAR!!! Obg

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