10 Dicas para cuidar de cabelos cacheados

dicas-cabelos-cacheados-tsh

Não. Não é culpa sua nem falta de cuidado. Os cabelos crespos e cacheados são realmente mais secos do que os outros tipos. Isso acontece por causa do formato do fio. Por ser em espiral, ele dificulta que a oleosidade natural escorregue por todo o comprimento e chegue até as pontas. Resultado: a raiz fica oleosa e o resto do cabelo, não.

E isso é muito prejudicial porque essa oleosidade tem duas funções importantes. A primeira é manter o cabelo bem nutrido e segurar a hidratação nos fios. A segunda é protegê-lo contra o sol, a poluição e o atrito de pentes e escovas. Por isso, para que os cabelos crespos e cacheados fiquem bonitos e saudáveis, precisam de mais atenção e de técnicas específicas.

Se você quer evitar que seus cabelos fiquem fracos, quebradiços e com aspecto seco, separamos dicas valiosas para começar a aplicar já!

1) Faça umectação

Nunca mais se esqueça dessa palavra. A umectação é um tratamento com óleos que ajuda a repor os nutrientes e lipídios perdidos pelo cabelo ressecado. Mas, atenção, tem que ser um óleo vegetal, que é rico em triglicerídios (gordura tirada das plantas). Os mais indicados são o óleo de coco, o azeite de oliva extra virgem e o óleo de macadâmia.

Duas horas antes de entrar no banho, aplique o óleo no comprimento do cabelo. Depois desse tempo, basta entrar no chuveiro e lavá-lo normalmente. Você vai sentir os cabelos mais sedosos e fortes. Mas lembre-se de lavar bem os fios para não deixar nenhum excesso. Além disso, você pode aproveitar os mesmos óleos como finalizadores. Com os fios já secos, aplique-os para reduzir o frizz e dar um acabamento mais bonito ao penteado.

2) Só penteie e desembarace os fios molhados

Não adianta, se você penteia os cabelos crespos e cacheados quando estão secos, o resultado é volume demais e cachos sem definição. Além disso, você pode acabar quebrando os fios, o que, além de prejudicar a saúde deles, colabora para o aumento do frizz. Por isso, aproveite a hora do banho para desembaraçá-los.

Aplique uma boa quantidade de máscara de tratamento ou condicionador nos cabelos e desembarace-os com os dedos. Se quiser usar um pente, dê preferência aos que tenham dentes largo e bem espaçados entre si. E sempre comece a pentear pelas pontas, removendo os nós delas antes de ir subindo progressivamente pelos fios.

3) Não use água quente

A água quente na hora de lavar os cabelos é prejudicial para qualquer tipo de fio, porém, para os cabelos crespos e cacheados, o dano é ainda maior. Isso acontece porque ela retira a oleosidade natural, que, como dissemos, já é pouca nesses tipos de cabelo. Assim, sempre deixe o chuveiro com uma temperatura morna e, se tiver coragem, até mesmo fria!

4) Não seque os cabelos com toalha

Depois de lavar os cabelos, secá-los com uma toalha vai deixá-los bagunçados e com frizz. Esfregar a toalha, então, vai ressecá-los. Por isso, prefira usar uma camiseta ou tecido macio de algodão ou microfibra. Essa técnica se chama plopping. E, mesmo usando tecidos menos agressivos, nunca esfregue os fios! Basta ir apertando delicadamente o cabelo, amassando-o.

5) Experimente o co-wash

Para quem tem os cabelos muito ressecados, uma opção é não usar mais xampu. Isso mesmo! Pode parecer estranho, mas os xampus fazem uma limpeza tão profunda que acabam deixando o cabelo mais seco. Por isso, a técnica de co-wash consiste em lavar o cabelo apenas com condicionador. E não se preocupe, pois os condicionadores têm agentes que, além de deixarem o cabelo emoliente, também limpam.

Para isso, você precisa escolher produtos sem petrolatos, silicones insolúveis e óleos minerais. Depois, é só lavar o cabelo todo, desde a raiz, com o condicionador, enxaguar bem e aplicar um outro condicionador, mais concentrado, no comprimento e nas pontas, como você faria se tivesse lavado com xampu. Vale a pena tentar o co-wash e ver se seu cabelo reage bem a essa novidade.

6) Use sprays ativadores de cachos

Nos dias em que você não for lavar o cabelo, uma boa dica é usar um spray ativador de cachos. Esse produto ajuda a definir os cachos e reduzir o frizz. Ele também evita que os fios fiquem oleosos. Existem também no mercado opções de ativadores de cachos em creme e mousse e, por isso, teste para ver qual se adapta melhor ao seu cabelo.

7) Prenda os cabelos na hora de dormir

Para evitar que seus cachos amassem durante a noite, amarre o cabelo no alto da cabeça antes de se deitar. Pela manhã, basta arrumá-lo com os dedos e um creme de pentear. Porém, se seu cabelo for curto, a ideia é prendê-lo em uma série de rolinhos por toda a cabeça. E, para ajudar, troque sua fronha por uma de seda, ou use uma touca ou lenço de seda nos cabelos para dormir. A seda tem menos fricção que o algodão e também mantém a umidade dos fios.

8) Use o difusor

Deixar os fios secarem ao natural é muito mais saudável, pois o calor do secador pode ser mais um fator a deixar os cabelos ressecados. Porém, se você não quiser (ou não puder) abrir mão desse instrumento, use-o com o difusor. Ele espalha o ar e não desmancha os cachos.

Passe um protetor térmico por todo o cabelo e amasse-o com as mãos de cima para baixo, definindo os cachos. Depois, com o difusor encaixado no secador, faça o mesmo movimento que fez com as mãos, apertando o cabelo contra a raiz. Mas, lembre-se: não use a temperatura mais alta do secador para não danificar os fios.

9) Aposte na fitagem

A fitagem é uma técnica de modelagem do cabelo que ajuda a definir os cachos, reduzir o frizz e diminuir o volume. Porém, tome cuidado: evite exagerar na quantidade de leave-in utilizada para não sofrer com o aparecimento de caspa.

Para fazer a fitagem, lave o cabelo normalmente e, depois do banho, divida-o em parte. Pegue um pouco de creme finalizador e passe-o “penteando” cada mecha com os dedos. Depois, amasse-as de baixo para cima, ajudando a formar os cachos. Faça isso pelo cabelo todo e pronto! Ah, se precisar finalizar com secador, lembre-se de usar o difusor.

10) Experimente o bandu

Outra técnica de texturização muito interessante é o bandu. Ele é ótimo principalmente para quem está em transição capilar (tentando abandonar o alisamento, mas ainda com resquícios dele nos fios). Para isso, lave o cabelo e deixe-o secar quase por inteiro. Quando estiver só um pouco úmido, divida-o em mechas. Separe cada mecha em dois pedaços e torça um no outro. Depois, faça um pequeno coque e prenda junto da cabeça. Os fios vão ficar modelados e enrolados, como se você tivesse usado algum instrumento de cachear.

Mãos à obra

Cabelos crespos e cacheados são lindos, basta você deixá-los saudáveis. Quando os fios estão bem hidratados, eles têm mais brilho e movimento. E cachos definidos são também garantia de um visual impecável. Por isso, deixe a preguiça de lado e cuide com carinho do seu cabelo. Depois, é só sair por aí e recolher elogios!

Quais técnicas você usa para cuidar dos cabelos crespos ou cacheados? Conte para nós! E quais são seus produtos favoritos? Comente aqui e compartilhe este texto com suas amigas!

Esses posts também são transformadores...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *